quarta-feira, 25 de abril de 2012

Provérbios Gambozinos

Quem quer peixe que o vá pescar.

Um dia de caça, outro do pescador.

Junta-te aos bons e serás igual a eles, junta-te aos maus e serás preso com eles.

No avião o medo é piloto.


Marta Nº20









Amigo disfarçado, só para o Carnaval.
No avião o medo é cair sem pára-quedas.
Dez maçãs por dia, nem sabes a dor de barriga que te daria.
Em terra de cegos, quem tem olho é motorista.
Zangam-se as comadres, quem resolve são os compadres.




Olga Nº21



terça-feira, 24 de abril de 2012

Um dia histórico...


O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam que aquele gigante cavalo era uma prenda, símbolo de rendição, e abrem as portas da cidade. Os gregos, escondidos no lendário Cavalo de Troia, tomam a cidade, para depois a incendiarem e destruírem. Corria o ano de 1184 antes de Cristo.

O Cavalo de Troia, segundo narrativas lendárias associadas à conquista daquela cidade d...a costa oriental do mar Mediterrâneo, no extremo oeste da Anatólia, foi um artefacto de madeira, utilizado pelos gregos para abrigar o seu exército, de forma a permitir uma entrada segura em Troia, evitando a muralha que a protegia.

O gigantesco cavalo é deixado à porta da cidade. Os troianos julgam que se trata de uma oferta (sinal de rendição do exército inimigo) e abrem as muralhas. A 24 de abril de 1184 antes de Cristo, o Cavalo de Troia – construído de madeira e totalmente oco no interior – entra na cidade, com soldados escondidos e bem abrigados.


in PT Jornal
 

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A nossa visita de estudo...

A nossa visita de estudo ao Porto
No dia 23 de março a nossa turma foi ao Porto, viajámos de autocarro e pelo caminho vimos muitos monumentos, paisagens magníficas, comopor exemplo o Rio Douro.
Quando chegámos à cidade do Porto, visitámos o Museu de Serralves e lá fomos à oficina denominada “Ler, ouvir e pintar” , as “professoras” que nos ajudaram na oficina chamavam-se ambas Rita.
Foi muito engraçado. Primeiro tinhamos de colocar uma venda nos olhos, ouvir os sons que estavam à nossa volta e depois desenhá-los. No final tinhamos de escolher um dos sons que tinhamos desenhado e associá-lo a outro som. Depois fizemos uma espécie de orquestra com os sons que tínhamos escolhido.
A segunda parte foi a minha favorita. As “professoras” davam-nos um pedaço de papel e nós tinhamos de os associar a um objeto, um animal, uma máquina, a uma atividade diária...  e depois tinhamos de os pintar com tinta, mas com apenas duas cores diferentes.
Eu acho que os trabalhos ficaram muito criativos.

De seguida, ainda em Serralves, fomos almoçar, alguns estenderam uma toalha e partilharam a comida que trouxeram.







Depois do almoço fomos de autocarro até ao teatro Rivoli assistir à peça de teatro designada por “Ulisses”.


 
                        Interior do teatro Rivoli
A peça fala do herói Ulisses, da sua magnífica ideia do cavalo de Tróia e também fala da sua Odisseia enquanto tentava regressar a Ítaca (o país que Ulisses governava.
No caminho de regresso a Viseu o autocarro fez uma paragem para nós irmos lanchar. Desta vez tínhamos mesas para comer, mas infelizmente
 o autocarro tinha parado num lugar em que cheirava a ... ... estrume. Iac!!
No regresso a Viseu também nos divertimos muito. Até vimos um rebanho de ovelhas. Ah! Ah! Ah!

      No autocarro

           Eu disse-vos que tínhamos visto um rebanho de ovelhas!
P.S.
- A Beatriz L. e a Olga aproveitaram a viagem para fazerem uma soneca.

Olga Merino


Boa Páscoa

Para todos fica o desejo de uma Santa Páscoa...

terça-feira, 20 de março de 2012

Dia da poesia, a água e da árvore

Nos dias 21 e 22 de março comemora-se o dia da Poesia, da Água e da Árvore. E o clube de leitura em parceria com o clube de saúde aproveitaram a ocasião para recolher poemas de escritores conhecidos para ir apresentar às salas do primeiro ciclo, à sala dos professores, à secretaria e a algumas escolas.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia do Pai

Sabiam que tudo começou em Babilónia, precisamente neste dia há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão, onde desejou sorte, saúde e vida longa a seu pai.
Em 1909, nos Estados Unidos, uma senhora chamada Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data espalhou-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).

Dica: Tentem passar este dia ao máximo com os vossos pais, o mais importante não são os bens materiais, mas sim o carinho e amor que lhe dão.


Feliz Dia do Pai!!!