terça-feira, 14 de junho de 2011

Mensagem...


Vou contar a história de uma menina que quis continuar a contar a história do tal país voltado para o mar como se  fosse  o rosto de uma mulher .
 Chama-se Bruna, nasceu em Portugal e vive em Viseu com os pais e irmãos.
Percebe melhor, agora, o provérbio que muitas vezes ouvia dizer à avó TUDO VALE A PENA QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA». Descobriu -o  num livro, que requisitou na biblioteca da sua escola, escrito por um poeta tão grande que tinha que inventar vários outros poetas para escrever  o que pensava e sentia.
     Quando ouvia as notícias, conversava com o pai e desejava um país e um mundo melhores: sem violência nas escolas, sem a polémica da crise, sem poluição…
Um dia, como que num sonho, imaginou encontrar na rua um senhor franzino de fato e gravata, parecido com a figura do autor do livro que andava a ler …
- Como se chama?
 - Chamo-me Fernando Pessoa.
 - Pode-me dizer como vai ser o futuro do meu país?
Fernando Pessoa com um olhar de pensador respondeu:
- Na minha obra, muito   falei eu  sobre a história de Portugal, mas  muito ficou por dizer … Que sabes tu contar-me sobre história do teu país?
(…) Conta a História de Portugal…
No dia 1 de Fevereiro de1908, dá-se o regicídio: o rei D. Carlos morre num atentado levado a cabo pelos republicanos.
A República é implantada em 5 de Outubro de 1910. Cabia agora aos defensores da República construírem um país melhor à medida dos seus sonhos. Incapaz de encontrar uma solução pacífica para as colónias que detinha ainda em África, o país vive uma guerra colonial que vai determinar o fim da ditadura.
 Em 25 de Abril de 1974, acontece uma revolução no país. É altura de mais uma vez se sonhar um país melhor. Dão-se grandes transformações. A liberdade reconquista-se. O país reconcilia-se com a Europa. O país desenvolve-se, mas aos poucos surgem novos problemas para resolver.
             Agora que lhe contei a História de Portugal, quer deixar uma nova mensagem para o país?
- Sim, que os dias sejam como os sonhos, pois como costumo dizer “ Deus quer, o Homem sonha e a Obra Nasce”  E não se esqueçam: leiam, leiam a Mensagem e outras obras de grandes escritores portugueses.
Bruna Rebelo

Sem comentários: